Mineração de Dados

Análise de Dados

         A mineração de dados é uma das novidades da Ciência da Computação que se tornou cada vez mais usada no processamento de dados em diversas profissões. Um banco de dados de transações comerciais pode, por exemplo, conter diversos registros indicando produtos que são comprados em conjunto. Quando se descobre isso pode-se estabelecer estratégias para otimizar os resultados financeiros da empresa. Essa já é uma vantagem suficientemente de grande importância para justificar todo o processo. 

O termo “mineração” só foi usado na década de 90. Por vezes chamado de “descoberta de conhecimento em bancos de dados”. Sua base compreende três disciplinas científicas entrelaçadas que existem há tempos: estatística, inteligência artificial e machine-learning. A mineração de dados continua evoluindo para acompanhar o potencial ilimitado da computação de baixo custo.

       Em outras palavras, as ferramentas de Data Mining analisam os dados, descobrem problemas ou oportunidades escondidas nos relacionamentos dos dados, e então diagnosticam o comportamento dos negócios, requerendo a mínima intervenção do usuário. Assim, ele se dedicará somente a ir em busca do conhecimento e produzir mais vantagens competitivas.

  •        Alguns benefícios em fazer mineração de dados: 
  • Separa todos os ruídos caóticos e repetitivos em seus dados.
  • Sabe o que é relevante para, então, fazer um bom uso dessa informação para avaliar os resultados possíveis.  
  • Acelera o ritmo de tomadas de decisões bem-informadas.  


É importante ressaltar também que a mineração de dados não é o final da atividade de descoberta de conhecimentos, mas é tão somente o início. É muito importante dispor de analistas capacitados que saibam interagir com os sistemas de forma a conduzi-los para uma extração de padrões úteis e relevantes.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*