Pavão: a newsletter do Qualichat

No dia 09 de junho de 2021, lançamos oficialmente 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗰𝗵𝗮𝘁 e queremos comemorar com você. Pavão, nossa newsletter sobre o andamento do pacote computacional, nos ajudará a manuseá-lo. Face às milhares de mensagens trocadas em grupos de conversação midiatizados, como encontrar quadros de relevância temática? 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗰𝗵𝗮𝘁 é um projeto sem fins lucrativos que fornece à comunidade acadêmica uma ferramenta de etnografia linguística em código aberto. São enquadres de opinião pública para análises qualitativas sem perder o foco nos padrões quantitativos. Permite codificação em Python para análise qualiquantitativa.

Receba conteúdo gratuito sobre Opinião Pública, Pós-Humanismos, Humanidades Digitais, Cidadania de Dados e Programação Básica em Python.

Assine Pavão:

Acreditamos que uma ciência aberta precisa de ferramentas de colaboração gratuitas. É por isso que a 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗰𝗵𝗮𝘁 escolheu a linguagem de programação Python. Uma conversa em grupos midiatizados pode nos dizer muito sobre a representação dos atores imersos em uma opinião pública. Por isso, nossas funcionalidades permite-nos aferir relevância em relação às notícias compartilhadas, temas, pessoas mais envolvidas, símbolos comumente utilizados e especificidades temporais da linguagem. Temos nos esforçado para compreender padrões de comunicação que permitirá aos pesquisadores e associados detectar eventuais presença de bots.

𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗰𝗵𝗮𝘁 não tem financiamento de agências de promoção à pesquisa brasileira, vem sendo desenvolvida em uma coalizão de pesquisadoras e pesquisadores que se organizam em uma série de atividades ao longo de 2021 sob a temática Humanidades Digitais e Pós-Humanismos do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. O projeto recebeu uma bolsa da American Political Science Association (EUA) em 2020 e vem sendo dialogado com investigadores do Laboratório de História da Comunicação e Mudança da Mídia da Universidade de Bremen (Alemanha).

Share this Post