Mais mudanças no WhatsApp

O WhatsApp começou a implementar algumas mudanças na política de privacidade das contas Business. Agora as conversas com os usuários empresariais serão monitoradas pelo aplicativo, diferente das mensagens entre contas de pessoas físicas que continuarão sendo criptografadas, o que indica que somente os participantes do bate-papo têm acesso ao conteúdo da conversa.

A alteração torna obrigatório o compartilhamento de informações como número de telefone, dados de transações, endereço IP, dados de dispositivo, entre outros. Os usuários que não concordarem com a nova política do mensageiro deixarão de ter acesso às suas funcionalidades, mas a sua conta continuará a existir, segundo o site da companhia.

O WhatsApp afirmou em janeiro deste ano que “esta atualização não muda as práticas de compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, e não impacta como as pessoas se comunicam de forma privada com seus amigos e familiares em qualquer lugar do mundo”.

Em nota, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) afirmou que nenhum usuário perderá o acesso ao aplicativo nos 90 dias posteriores ao último dia 15, data em que as mudanças entraram em vigor. Apesar disso, o órgão alertou que “a política de privacidade e as práticas de tratamento de dados apresentadas pelo WhatsApp podem, em princípio, representar violações aos direitos dos titulares de dados pessoais”. A ANPD ficou de analisar o aplicativo durante esses 90 dias para identificar possíveis desacordos.

Share this Post