O que é Data Science?

Data Science ou ciência de dados é o estudo de dados desde o planejamento das pesquisas até a coleta e análise das informações obtidas. É a combinação de várias ferramentas e algoritmos para descobrir padrões ocultos nos dados brutos. Essa ciência envolve estudos nas áreas da computação, estatística, matemática e de negócios. Ela é considerada como o futuro da inteligência artificial, uma vez que permite a programação de máquinas para conectar pontos de dados e tirar conclusões por meio deles.

  • Análise causal preditiva: prevê a possibilidade de um evento futuro que pode afetar o negócio.
  • Análise prescritiva: modelo que prescreve decisões com base em parâmetros dinâmicos.
  • Machine learning: faz uso de algoritmos para determinar eventos futuros com base em dados transacionais da própria empresa.
  • Data Science é necessário porque permite uma análise mais complexa e avançada dos dados desestruturados, ou seja, gerados por diferentes fontes, que a maioria das corporações coletam.


O cientista de dados é responsável por acompanhar esse processo que transforma dados em informações relevantes para as tomadas de decisão nas corporações. Dentro desse estudo são consideradas algumas formas de análise, que podem ser causais preditivas, prescritivas e machine learning, dependendo do problema de pesquisa.

Com o 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗰𝗵𝗮𝘁, o Ernest Laboratório de Opinião Pública fornece à comunidade acadêmica a possibilidade de extrair enquadres de opinião pública para análises qualitativas, sem perder o foco nos padrões quantitativos. Esta ferramenta permite a obtenção de dados relevantes como notícias e temas mais compartilhados no grupo estudado, pessoas envolvidas, símbolos comumente utilizados e especificidades temporais da linguagem.

Share this Post