WhatsApp inicia teste de recurso multiplataforma

O WhatsApp anunciou na quarta-feira, 14 de julho de 2021, o início dos testes de um novo recurso que permitirá aos usuários conectar suas contas em até quatro dispositivos simultaneamente, sem necessitar do smartphone. Com a nova função, não será mais necessário que a bateria do aparelho móvel esteja carregada, ou que ele esteja conectado à internet para acessar o mensageiro por meio do computador.

Apesar da novidade, o WhatsApp ainda pedirá o uso do smartphone no primeiro acesso em novo dispositivo, usando o mesmo atual sistema de leitura de QR Code. Além disso, para evitar acessos indesejados ou clonagens, será solicitado autenticação biométrica no celular cada vez que um novo dispositivo for vinculado à conta.

O usuário também terá acesso a uma lista com todos os dispositivos cadastrados e poderá desativar o login caso suspeite de algum acesso indevido. Os demais aparelhos serão desconectados caso o mensageiro não seja utilizado no telefone por mais de 14 dias.

Para que essa nova funcionalidade fosse possível, a empresa explicou que precisou “repensar a arquitetura do WhatsApp e projetar novos sistemas para permitir uma experiência de vários dispositivos autônoma, preservando a privacidade e a criptografia de ponta a ponta”.

Ainda, segundo o WhatsApp, antes da introdução dessa função, todos os usuários eram identificados por uma única chave de identidade da qual todas as chaves de comunicação criptografadas eram derivadas. Com o uso do aplicativo em vários dispositivos, cada um terá sua própria chave de identidade.

No momento, a multiplataforma do WhatsApp está disponível apenas para alguns usuários beta. O aplicativo ainda não informou quando a nova funcionalidade chegará aos demais.

Share this Post