QUALICHAT

Pacote computacional para etnografia linguística em grupos

Enquadramentos temáticos para opinião pública

Face as milhares de mensagens trocadas em grupos de conversação midiatizados, com encontrar quadros de relevância temática? Qualichat é um projeto sem fins lucrativos que fornece à comunidade acadêmica uma ferramenta de etnografia linguística em código aberto. São enquadres de opinião pública para análises qualitativas sem perder o foco nos padrões quantitativos. Permite codificação em Python para análise qualiquantitativa.

Acreditamos que uma ciência aberta precisa de ferramentas de colaboração gratuitas. É por isso que a Qualichat escolheu a linguagem de programação Python. Uma conversa em grupos midiatizados pode nos dizer muito sobre a representação dos atores imersos em uma opinião pública. Por isso, nossas funcionalidades permite-nos aferir relevância em relação às notícias compartilhadas, temas, pessoas mais envolvidas, símbolos comumente utilizados e especificidades temporais da linguagem. Temos nos esforçados para compreender padrões de comunicação que permitirá aos pesquisadores e associados detectar eventuais presença de bots.

Não coletamos, tratamos ou processamos qualquer tipo de dados!

Para participar do projeto, preencha seu cadastro e acompanhe a evolução de nossos trabalhos. Recomendamos que os cientistas associados já estejam com suas pesquisas em andamento em algum Comitê de Ética. Ao longo do desenvolvimento do projeto, workshops para viabilizar o manuseio dos códigos serão oferecidos para o público leigo em programação computacional.