História da Experiência

Grupo de trabalho para profissionais de UX, pesquisadores e estudante

Arena Debate foi a semente de criação do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública, nascido em outubro de 2012, na cidade de São Paulo. O grupo de estudos abrolhou com o objetivo de contextualizar debates acadêmicos no fazimento das habilidades profissionais vigentes. 

Na edição comemorativa dos 10 anos do grupo e do laboratório, elegeu-se o tema “História da Experiência“. Destina-se a profissionais de pesquisa, escrita e desenho de experiência; estudantes de Ciências Humanas e Sociais, estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de São Paulo e pesquisadores em transição de carreira.

O Ciclo 1 do História da Experiência (HXP) elegeu a obra “O Círculo de Viena” da Dra. Mélika Ouelbani, professora associada da Universidade de Sorbonne Paris IV.

Soft skills:

Ao final dos encontros, espera-se que o participante adquira uma visão crítica acerca dos significados de “experiência” cambiados na História da Ciência, bem como:

  • Disciplina, promovida pela rotina de estudos
  • Visão crítica sobre tecnologia e habilidades profissionais de UX
  • Bases teóricas para pesquisa de experiência (UX Research)
  • Alicerce em conceitos sobre empirismo, ciência e positivismo
  • Aprofundamento no pensamento filosófico e sociológico germânico
  • Contextualização das redes de influência nos intercâmbios Europa e Latino-americana
  • Relacionamento com comunidade UX, pesquisadores e estudantes

Ciclo 1 (Híbrido):

A cada ciclo de atividades os participantes recebem certificados, emitidos gratuitamente, somando 10 horas de atividades.

O que é HXP?


História da Experiência (HXP) é um projeto de extensão do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública e de atividades de publicidade do estágio pós-doutoral do idealizador, Dr. Fernando Nobre Cavalcante.

Ao longo do ano de 2022, História da Experiência (HXP) visa criar um quórum de participantes para formalização do grupo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo de interesse do HXP versar sobre as relações entre filosofia e sociologia germânica nos debates latino-americanos sobre a dicção “experiência”. Para isso, em encontros quinzenais por ciclos bimensais, provocará:

Experiência como empiria

Sachhaltigkeit (Concebibilidade/Materialidade) – Pensadores do Círculo de Viena.

Experiência como vivência

Erlebnis (Experiência/Vivência) – Edmund Husserl

Experiência como interação social

Wirkensbeziehung (Interação social) – Alfred Schutz e Erving Goffman

Experiência como tecnologia

Technologiekonzept (Conceito de tecnologia) – Álvaro Vieira Pinto

Experiência como Opinião Pública

öffentliche Meinung (Opinião pública) – Ernest Manheim

Participe:

É requerido que os participantes dediquem tempo semanal para leitura dos capítulos das obras sugeridas. A cada semana uma seção do livro não-ficcional é solicitada. Cumprindo as diretrizes de direitos autorais não é disponibilizado “pdf” ou “xerox” dos volumes. Os encontros são gravados e o link é obtido no e-mail de boas-vindas após a inscrição.

Doações são permitidas, mas não obrigatórias. Os recursos ajudam a compra de material didático para estudantes de escolas pública interessados na temática de tecnologia, bem como no rateio dos custos de transmissão via streaming.

Vagas abertas:

Local dos encontros híbridos: