Experiência diz da Opinião Pública
Somos o ponto entre a opinião pública e as experiências dos atores-usuários. Reunimos ativistas cientistas para construção de novos métodos de pesquisa, não centrando em fins lucrativos. Nossa meta é construir um rede sólida de pesquisadores de experiência que possuem causas concretas para cientificização e profissionalização das pesquisas de experiência no Brasil, crido por nós como novas facetas de opinião pública. Construímos soluções que integram narrativa, pesquisa e desenho de jornadas de dados científicos. Foi em outubro de 2012, na cidade de São Paulo, que os primeiros serviços de Pesquisas Qualitativas dos pesquisadores do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública foram ofertados. O desafio de entender quanti e qualitativamente a noção de Opinião, persiste.
Ofertamos serviços de pesquisas Qualitativas e análise de Dados Secundários. Somos pioneiros na aplicação de pesquisa de experiência do usuário com a utilização de eye-tracking. Em Fortaleza, possuímos uma Sala de Espelhos que nos ajudam a ampliar o portfólio qualitativo.
Acreditamos que a constante inovação de nossos métodos nos impulsiona a gerar valor para nossos clientes. Temos desenvolvido um software de análise de interações em grupos de WhatsApp que logo estará disponível em linguagem aberta no Python para toda comunidade. Conheça o Qualichat.
Mais de cem Grupos Focais e Desk Researches foram registrados até 2022. Diversos segmentos atendido: Empresas de Educação, Mídia, Comércio, Indústria, Startups e Governo.
Pesquisadores Associados:
Fernando Nobre
Cientista da mídia e etnógrafo ativista. Pesquisador colaborador no Instituto de Linguagem da UNICAMP (2020-2022). Doutor em Estudos da Mídia e mestre em Sociologia. Pesquisador visitante do Max Kade Center (EUA) e do Zentrum für Medien-, Kommunikations- und Informationsforschung (ZeMKI) da Universidade de Bremen. Professor universitário dos cursos de Comunicação desde 2014. Documentador de grupo focal e responsável pela área de pesquisas qualitativas. É fundador Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública.
João Paulo Reis
Cientista da computação. UX Researcher Quantitativo. Trabalha com gestão de projetos, estatística, dados secundários e mineração de dados. Co-fundador do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública.
Bruno Ribeiro
Cientista de design. Mestrando em Design pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Designer da informação, especialista em UX/UI no Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública. Foca nos processos de moderação, cocriação e entrevistas em profundidade. Pesquisa temáticas de decoloneidade e pistemologia do design. Professor de UX/UI no Instituto Atlântico.
Thaís Teixeira
Doutora da mídia. Moderadora de grupo focal (português e espanhol). Consultora do Ernest Manheim Lab.
Diego Cosme
Analista de tecnologia e comportamento do consumidor do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública. Consultor do Ernest Manheim Lab.
Thiago Cavalcante
Matemático e roteirista. Análise estatística de de corpora de dados de experiência no Ernest Manheim Lab.
Cinthia Misaka
Cientista da linguagem. Doutorando pela UNICAMP. Consultora de UX Writing do Ernest Manheim Lab.