Novo Qualis: Comunicação, Mídia e Design
O sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação brasileiro, coordenador pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi divulgado no dia 19 de dezembro de 2022 com algumas atualizações.
Uma delas foi a inclusão de mais dois níveis para avaliação de periódicos premium: Qualis A. A avaliação, tão esperada pela comunidade acadêmica, foi consolidada a partir das critérios no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 em 49 áreas de avaliação.
Melhores revista científicas de Comunicação, Mídia e Design:
Ernest Manheim Lab compilou mais de duas mil revistas, nacionais e internacionais, dentre os quatros níveis Qualis A (A1, A2, A3 e A4). A área intitulada “Comunicação e Informação”, denominada aqui como Comunicação e Estudos da Mídia apresentou maior número de revistas na categoria A4 (343) as intituladas pela CAPES como “Arquitetura, Urbanismo e Design”, aqui, Design. Este fator, possivelmente, tenha sido favorável para que a área Comunicação e Estudos da Mídia venha a apresentar mais periódicos que Design, já que a proporção A1, A2 e A3 é proporcional entre estes campos de investigação.
Qual melhor revista pra publicação de artigos na área de Comunicação, Mídia e Design?
A resposta para esta pergunta sempre será subjetiva: a relevância que você atribuir, quantitativa ou qualitativa, impactar na melhor escoilha. Pensando apenas no método de avaliação Qualis/CAPES, a dinâmica de critérios a cada avaliação quadrienal não necessariamente representa o espectro das melhores práticas de “relevância internacional”. A prestigiada revista Comunicação, Mídia e Consumo (CMC), da Escola Superior de Propaganda e Marketing; na avaliação anterior conceituada como A2, regrediu um nível (A3), mesmo apresentando bons indexadores internacionais.