Visual Data para o Design Qualitativo
As práticas de Visual Data permitem materializar o design qualitativo dos dados. Não são apenas os número, tabelas e gráfico que necessitam de ferramentas de design de informação. Desde o momento de entrada no campo, considerar as etapas de pesquisa como espectros informativos, visualmente relacionáveis entre si, são essenciais. Isso facilitará no cruzamento das informações coletadas e insights.
Algumas dicas para melhorar as práticas de organização da informação e de coleta de dados:
1 – Antes de solidificar qualquer seção de um esboço ou proposta de projeto, estabeleça uma visão holística e planeje o projeto.
- O estabelecimento de uma visão holística e um esboço do seu projeto aumenta sua capacidade de garantir que suas perguntas de pesquisa e coleta de dados, análise e planos e estratégias de relatórios estejam alinhados com os objetivos do seu projeto.
2- Lembre-se, os planos e estratégias do projeto necessariamente evoluem e acontecem em seu próprio curso.
- Cada fase do projeto introduz oportunidades de aprendizado que informam os próximos passos. Por exemplo, durante a coleta de dados, as prioridades de análise surgem à medida que você faz o balanço após cada experiência de coleta de dados.
3 – Lembre-se de que, ao coletar dados qualitativos, você está construindo relacionamentos com seus participantes.
- Quanto mais confortáveis os participantes estiverem interagindo com eles, mais fácil será para eles se abrirem e fornecerem histórias detalhadas de sua experiência vivida.