Mineração de Dados no setor de padarias
Em pesquisas para o setor privado, minerar dados vai além de coletar informações armazenados em bancos de dados. Esse método pode ser um primeiro passo no aperfeiçoamento e eficácia de ações internas e externas nas organizações. Além de trazer melhorias para empresa versos cliente.
Para ilustrar melhor o tema, vamos abordar um exemplo de pesquisa feito numa empresa no ramo de panificação:
Nesta pesquisa foi abordado a qualidade de atendimento do estabelecimento, levantando os seguintes pontos:
– Produto amostra no balcão
– Oferta de produtos mais vendidos
– Tempo de espera em média 2 minutos
– Vestuário dos atendentes são fixas
– Higiene na hora de pegar o produto para o cliente
– Pagamento feito no balcão
Tendo em vistas essas informações o estabelecimento pode tomar medidas internas para a melhoria do atendimento, como por exemplo: fazer promoção desses produtos e divulgar na hora do contato com cliente, estabelecer uma média no tempo de espera, os funcionários poderiam utilizar roupas mais claras para transmitir o conceito de leveza e higiene, utilizar acessórios que evite o contato direto com o produto, além de introduzir o caixa para pagamentos na saída.
Este ramo exige um compromisso maior com o cliente, mostrando eficácia desde o preparo do produto a contato direto com cliente.
Pois vai além de uma boa qualidade, é entender de fato como suprir as verdadeiras necessidades do consumidor.
Talita Chaves – Colaboradora do Blog no Ponto