Para que serve um grupo focal?
O grupo focal é uma metodologia muito útil em pesquisas qualitativas, e eficaz para auxiliar as empresas na tomada de decisão. O grupo é formado por um conjunto de pessoas selecionadas para discutir um tema que é objeto de estudo da pesquisa contratada. Durante a reunião, vários temas de interesse da marca podem ser abordados com o objetivo de levantar o máximo de informações relevantes para a corporação.
O debate é conduzido por um pesquisador moderador, com capacitação técnica para interpretar as respostas dos participantes do grupo focal. É função deste profissional estimular a interação com o objetivo de obter opiniões, experiências, necessidades e sugestões do consumidor. Por meio das perguntas que o moderador deve direcionar aos integrantes, podem ser obtidas informações como práticas cotidianas, ação e reação dos indivíduos a determinados fatos, entre outras características. É importante ressaltar que os integrantes do grupo fazem parte do público de interesse da empresa contratante da pesquisa.
Para pesquisas de experiência, por exemplo, o grupo focal pode ser aplicado em:
- Narrativas textuais, imagéticas e sonoras;
- Interesses midiáticos;
- Testagem de conceitos e prototipagens;
- Interações durante uma determinada jornada;
- Gostos e interesses por estéticas e discursos;
- Organizações de categorias teóricas e funcionais; e
- Maquinações e jogos de manipulações discursivas.
O Ernest Laboratório de Opinião Pública oferece serviços para a realização de um grupo focal. O laboratório conta com sala de espelho com câmeras direcionadas e sistema de áudio; transmissão online do grupo; análise comportamental com dados secundários; documentação simultânea à condução do grupo; e relatório final com insights precisos para plano de ação.