Grupo Focal Virtual

  • 10 de dezembro de 2019

O uso de tecnologias nas mediações de grupos focais têm sido priorizado por empresas que desejam entender seus consumidores de forma mais abrangente. As limitações físicas de um grupo focal tradicional não são barreiras quando a opção é a utilização de dinâmicas virtuais com similares procedimentos metodológicos.

Compilamos algumas das vantagens quando se opta por um grupo focal virtual:

1.  Velocidade do processamento de informação e economia de tempo: conveniência para participantes, mediadores, documentadores e clientes que podem estar alocados em qualquer parte do mundo em um única plataforma virtual.

2. Custos Reduzidos: a locação de uma sala de espelhos é um dos principais custos para realização de um grupo focal tradicional. Virtualmente, apenas um provedor de sistema de conferência é necessário, possibilitando preços mais competitivos.

3. Amplitude na amostragem: clientes de diferentes estados e países, homogêneos e heterogêneos, podem participar concomitantemente dos grupos focais virtuais, sem custo logístico de deslocamento.

4. Maior uso de tecnologias de mediação: ferramentas de interação como jogos virtuais, apresentações e documentos de edição coletivas são algumas das possibilidade de aliar uso de tecnologias no processo de mediação de um grupo focal virtual.

5. Diferentes formas de expressar emoções: som, imagem e texto são utilizados em ferramentas auxiliares na mensuração de como os entrevistados se portam diante diferentes estímulos tecnológicos.

6. Maior criatividade nas dinâmicas do grupo: o mediador de um grupo focal virtual poderá aliar diferentes técnicas de investigação utilizando aplicativos que potencializam uma dinâmica mais integrativa.

7. Discussão aberta e franca, dados valiosos: virtualmente, os participantes sentem-se mais livres para expressar, verbalmente ou gestualmente, suas impressões acerca de determinados temas. 

Recomendamos a plataforma Zoom que é líder em comunicações de vídeo corporativas, com uma plataforma em nuvem fácil e confiável para videoconferência e audioconferência, chat e webinars. O Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública possui expertise no planejamento, execução e análises de grupos focais virtuais. Sem perder a perspectiva quantitativa pela triangulação da pesquisa que conduz todo processo de investigação de nosso time. 

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Grupo Focal Virtual

  • 10 de setembro de 2018

Em ambientes virtuais, os Grupos Focais podem ser a melhor escolha

Abrangência geográfica ou amplitude da amostragem podem ser as principais razões para a escolha de um Grupo Focal Virtual. Mesmo não possuindo a tradicional Sala de Espelhos, as etapas dessa pesquisa podem ser adaptadas as de um Grupo Focal tradicional.

A escolha de uma plataforma para interação dos entrevistados, o critério da seleção amostral, de expertise na mediação do grupo e no tratamento dos dados analisados são os diferenciais do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública.



Share this Post