Em parceria com o Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública, o workshop “Censo 2020” pretende descomplicar as principais etapas de uma pesquisa censo, aliando o olhar qualitativo para estudantes e profissionais das Ciências Humanas e Sociais.…
Análise de WhatsApp
A cada dia as relações face a face transbordam semelhantes estratégias de interação para as que ocorrem em veículos de mídia. As tradicionais técnicas de investigação da comunicação face a face, tem se adaptado a técnicas…
Grupo Focal: Como elaborar Perguntas?
Em situações cotidianas, há uma série de formas indiretas de provocar uma interação em grupo, incluindo a obtenção de respostas em estilo fishing (iscagem). No entanto, estas são raras nos grupos focais. A forma predominante de…
Fintechs, big data e o alívio no consumo
O ano de 2019 já está pela metade e com ele números pífios de uma economia em recessão. O aumento do desemprego e no preço de alimentos fez com que o consumo do brasileiro recuasse 5,2%…
Pesquisa de Mercado para fintechs
Conservadorismo nas operações, alta rotatividade na taxa de juros e passos lentos na estrutura tecnológica fazem dos bancos tradicionais empecilhos para o consumidor na hora de solicitar crédito no mercado financeiro. São nessas barreiras operacionais e…
Setor público, privado e a tecnologia
Na esfera pública muito se fala em burocracia e no orçamento destinado a medidas para resolver os anseios da população. Porém, ainda há uma carência em esclarecer a importância do uso da tecnologia. É imperativo que…
Opinião Pública e Futebol
Foi se o tempo em que as empresas se preocupavam apenas com o fluxo de caixa no fim do mês. Hoje em dia, organizações sérias colocam no escopo dos objetivos as estratégias e métodos que buscam…
Visual Data para o Design Qualitativo
As práticas de Visual Data permitem materializar o design qualitativo dos dados. Não são apenas os número, tabelas e gráfico que necessitam de ferramentas de design de informação. Desde o momento de entrada no campo, considerar…
O Público alvo e suas nuances
Nunca tomamos uma decisão no vácuo! As razões são complexas e os motivos são reais. Seja qual for o segmento da organização, sempre haverá o momento da decisão sobre as estratégias que serão tomadas, a narrativa…
Mineração de Dados no setor de padarias
Em pesquisas para o setor privado, minerar dados vai além de coletar informações armazenados em bancos de dados. Esse método pode ser um primeiro passo no aperfeiçoamento e eficácia de ações internas e externas nas organizações.…